terça-feira, 19 de abril de 2016

As Mulheres na Vida e Ministério de Jesus

Os evangelistas registram de forma intensa o papel relevante desempenhado pelas mulheres na vida e ministério de Jesus.
Começando pela genealogia, o que não era comum em se tratando de judaísmo, Mateus o mais judaico deles faz questão de incluir não apenas a mãe (Maria) mas outras três mulheres, inclusive com biografias pouco ortodoxas.
As mulheres ocupam espaço nas parábolas de Jesus, seu método preferido para ilustrar as verdades espirituais do seu Evangelho.
Todos os evangelistas indistintamente registram episódios em que as mulheres aparecem interagindo de forma positiva no transcorrer do período de ministério de Jesus. Algumas tiveram um encontro pessoal com Jesus, outras experimentaram de seu poder miraculoso e ao menos duas foram citadas por Jesus como modelo de fé ou ilustração de sua mensagem.
Mas é ao final de seu ministério, quando a grande maioria dos homens se afastaram, que as mulheres assumem um papel de grande ousadia e fé. São elas que permanecem ao pé da cruz e por isso foram elas também a terem o privilégio de serem as primeiras testemunhas da sua ressurreição e as primeiras a serem comissionadas a transmitirem esta mensagem.
No conjunto das narrativas evangélicas temos o maior e mais completo testemunho da importância e valorização da mulher. É no Evangelho de Cristo que a mulher é resgatada da invisibilidade e da subserviência, e colocada no mesmo nível do homem. É no cristianismo, puro e simples, que as mulheres serão tratadas e respeitadas como iguais em dignidade e honra.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
Artigos Relacionados
CONTEXTO HISTÓRICO DOS EVANGELHOS
JESUS É OS DOZE – Introdução
NT – INTRODUÇÃO GERAL
NT - CÂNON
ATOS – INTRODUÇÃO
SÍNTESE BÍBLICA – Profeta Joel

Nenhum comentário:

Postar um comentário