segunda-feira, 18 de abril de 2016

CONTEXTO HISTÓRICO DOS EVANGELHOS


Ao menos dois escritores da antiguidade contribuem muito para localizarmos historicamente os acontecimentos narrados pelos evangelistas. Ao lermos as obras produzidas por Josefo, um judeu e por Eusébio, um cristão, podemos encontrar um terreno firme para estabelecermos o tempo e os lugares indicados pelos escritores evangélicos.

FLÁVIO JOSEFO
Como um bom judeu ele conhecia muito bem as regiões da Judéia e Galileia, sem falar na capital Jerusalém. Durante a chamada Primeira Revolta Judia, ele foi um dos comandantes. E por esta razão veio a se tornar um dos mais procurados por Roma “vivo ou morto”. Mas sua situação deu uma reviravolta inimaginável quando predisse que o general Vespaziano, que o havia prendido, se tornaria o próximo imperador, o que de fato veio acontecer. Agora tendo um novo status Josefo vai se tornar um dos maiores historiadores judaicos de todos os tempos. Suas obras “História das Guerras Judaicas” e “Antiguidades” tornaram-se indispensáveis para se conhecer o que aconteceu durante o período romano na Palestina.
Ele tinha a tendência de exagerar, principalmente as questões numéricas, talvez com o intuito de tornar seus relatos mais empolgantes e vistosos. Também colocava sempre nos aguerridos e nacionalistas “zelotes” a responsabilidade da grande revolta dos judeus contra o império romano. Mas sem dúvida é a grande obra referencial para sabermos em que contexto os relatos evangélicos foram escritos.
Quando se lê as obras de Josefo temos a nítida impressão de que os evangelistas não criaram um mundo virtual enquanto escreviam suas narrativas sobre Jesus, mas um mundo real e que pode ser verificável por outras fontes históricas da época. Também ajuda muito a desmitificar a Palestina dos dias de Jesus, que às vezes é vista como um lugar calmo e sereno, quase mítico – as páginas de Josefo deixa claro que nos dias de Jesus a Palestina e principalmente a Galileia era um  barril de pólvora sempre pronto a explodir.. A leitura de Josefo nos permite compreender melhor os escritores evangélicos e o próprio ministério de Jesus e seus ensinos.

EUSÉBIO (de Cesaréia)
Apesar de Eusébio ser de um período posterior aos evangelistas (c. 260-339 d.C.) ele viveu em Cesaréia, na costa marítima. Sua obra maior é “História Eclesiástica”, em dez volumes, o que o coloca como equivalente cristão à obra judaica de Josefo. Ele veio a ser bispo da Palestina em um período crítico, quando o imperador Constantino assume as redes do Império Romano e o transforma no Império Bizantino. O que interessa é que ele registra citações extensas de pessoas que estiveram visitando a região na época dos primeiros cristãos. Ele também escreveu duas outras obras interessantes para o estudioso do NT: Martyrs of Palestina, onde narra as perseguições que os primeiros cristãos sofreram na Palestina pelos imperadores romanos e outra obra “The Onomastikon” uma espécie de dicionário de nomes e lugares bíblicos, possibilitando identificar os locais indicados pelos evangelistas, ou ao menos, como eles eram lembrados pelos cristãos durante os primeiros 300 anos depois dos acontecimentos. 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
PATRISTÍCA
FLÁVIO JOSEFO
NT – INTRODUÇÃO GERAL
NT - CÂNON
ATOS – INTRODUÇÃO
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/search/label/NT%20-%20Atos
SÍNTESE BÍBLICA – Profeta Joel



Nenhum comentário:

Postar um comentário