segunda-feira, 5 de março de 2018

Rute: Introdução Geral



Na Septuaginta (LXX), na Vulgata e nas versões luteranas o livro de Rute aparece entre os livros dos Juízes e de Samuel, como pertencendo ao mesmo período histórico.  Constitui na realidade uma espécie de epilogo àquele e prologo a este.
Autoria
Assim como ocorre no livro anterior, o autor deste livro é incerto, mas a tradição judia aponta para Samuel. A genealogia do capítulo 4 vai até Davi apenas, mas provavelmente depois dele ser ungido rei, porém, antes dele ser coroado, pois Samuel morreu antes deste segundo evento.[1]

Data
Os fatos narrados no livro, podem ser situados no período dos juízes (1.1), abrangendo um período aproximado de 450 anos, na primeira metade do século XII a.C., ainda nos dias de Eli e juventude de Samuel.  A sua editoração, entretanto, esta provavelmente após a unção de Davi, feita por Samuel e antes do reinado de Salomão.

Título do Livro
O livro de Rute “roth” obtém seu nome de um de seus personagens principais, uma mulher jovem de Moabe, a bisavó de Davi e que esta na linha genealógica do Salvador (Mt. 1.5). Outro livro da Bíblia que recebe um nome de mulher é Ester.

Tema e Propósito
O livro narra a história de uma família de Israel que, durante um terrível período de fome, mudou-se para as regiões de Moabe. Lá o marido e os dois filhos morrem e deixam a mãe (Noemi) só com as duas noras (Orfa e Rute). Noemi decidiu voltar para Israel e Rute se determinou a ir com ela. Uma vez em Israel, elas acabam por serem acolhidas por um parente de nome de Boaz, que acaba se afeiçoando à jovem Rute. Após tratarem de questões legais relacionado às responsabilidades do parente próximo, Boaz casa-se com Rute.[2] 
Como um brilhante diamante contra um veludo negro, Rute resplandece nos dias escuros do livro de Juízes.  Rute é a história da lealdade, pureza, e amor, em dias em que a anarquia, o egoísmo, e a depravação eram geralmente a regra. Como tal Rute serve como um quadro positivo de fé e obediência no meio da apostasia e depravação e como tal fé é abençoada. Os dois personagens principais Boaz e Rute vieram a ser os bisavós do Rei Davi, e os dois figuram entre os descendentes de Jesus Cristo (Mt 1.5). Boaz é descendente de Raabe (canaanita de Jericó); e Rute uma pagã das regiões de Moabe (moabita), inimigos aguerridos dos judeus. Boaz figura também na genealogia elaborada por Lucas (3.32).
São vistos outros propósitos em Rute tais como a figura do parente-redentor; a presença de remanescentes fiéis até mesmo em tempos de grande apostasia, e a fidelidade de Deus para com esses que caminham com Ele por fé; pelo fato de Rute ser uma estrangeira, o livro ilustra o desejo de Deus para trazer todos os povos para dentro da Sua família. 
Pode parecer surpreendente que aquela que reflete o amor de Deus mais intensamente seja uma Moabita. A lealdade completa dela para com a família Israelita na qual ela foi recebida por matrimônio e a devoção total à sogra desolada, a marca como uma verdadeira filha de Israel e uma digna descendente da linhagem de Davi. Ela exemplifica a verdade de que os que participarão do reino de Deus é decidido, não com base no sangue e nascimento, mas pela conformidade da vida da pessoa à vontade de Deus, ou seja, pela " obediência que vem de fé " (Rom. 1.5). O lugar dela na ascendência de Davi significa que todas as nações serão representadas no reino maior do Filho de Davi.

Termos Relevantes: Parente (14 vezes), Redimir (9 vezes). Em resumo, um termo chave seria o parente-redentor.

Versos Importantes: As palavras plenas de convicção e amor de Rute para com Noemi tornaram-se ainda ressoam com todo o frescor: "Pelo que disse. Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada.  Disse, porém, Rute. Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (1.15-17).  É decisiva a postura e iniciativa de Boaz em relação à situação legal da jovem viúva: “Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.  Ora, é muito verdade que eu sou resgatador; mas ainda outro resgatador há mais chegado do que eu.  Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te quiser resgatar, bem está, que te resgate; porém, se não lhe apraz resgatar-te, eu o farei, tão certo como vive o SENHOR; deita-te aqui até à manhã ” (3.11-13).

Capítulos Centrais: Capítulo 1 é um capítulo chave porque demonstra a decisão que Rute tomou de fé, devoção, e compromisso para ficar com Noemi, uma decisão que conduziu à redenção dela. Capítulo 4 é outro capítulo chave porque neste capítulo, Rute deixa de ser uma viúva pobre e através do matrimônio com o parente-redentor toma posse de suas riquezas.

Personagens Relevantes: Rute, Noemi, Boaz.

Cristo como Visto em Rute.  No Primeiro Testamento, se uma pessoa ou uma propriedade fossem vendidas em escravidão, eles poderiam ser redimidos se certas exigências fossem satisfeitas pelo que é chamado “goel” o “parente redentor” ou “parente próximo”. Esta é uma ilustração perfeita do trabalho redentivo do Salvador. O goel deve ser:
1. um parente de sangue (Dt 25.5,7-10;Jo. 1.14;Rm 1.3; Fp 2.5-8; Hb 2.14-15);
2. alguém que possa pagar o preço do resgate (cf. 2.1; 1 Pe 1.18-19);
3. esteja disposto a pagar o preço (cf. 3.11; Mt 20.28; Jo 10.15, 19; Hb. 10.7);
4. uma pessoa livre, assim como Cristo era livre da maldição do pecado e era sem pecado   (2 Cor. 5.21; 1 Pe 2.22; 1 Jo. 3.5).

Esboço.
I. A Resolução e Retorno de Rute (1.1-22)
A. O Pano de Fundo 1.1-5,
B. A Escolha dela, 1.6-18,
C. A Chegada dela em Belém, 1.19-22
II. Os Direitos de Colheita de Rute (2.1-23)
A. O Direito dela em pegar  as espigas (2.1-3)
B. Os Resultados da Colheita dela (2.4-17)
C. O Relatório da Colheita dela (2.17-23)
III. O Pedido de Rute (3.1-18)
A. Sugestão de Noemi (3.1-4)
B. Rute age conforme a sugestão (3.5-9)
C. A Concordância de Boaz (3.10-18)
IV. A Recompensa de Rute (4.1-22)
A. Um Marido (4.1-12)
B. Um Filho (4.13-17)
C. Uma Linhagem (4.18-22)

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http.//historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

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Contexto Histórico do Novo Testamento. Judá e o Domínio Persa
Historia do Antigo Israel. Judá e o Exílio Babilônico

Referências Bibliográficas
BALANCIN, Euclides Martins. História do Povo de Deus. São Paulo. Paulus, 1989.
BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras – Juízes a Ester, ed. Vida Nova, São Paulo, 1993.
BRIGTH, Jonh. História de Israel. 7ª. ed. São Paulo. Paulus, 2003.
CASTEL, Francois. Historia de Israel y de Judá. Desde los orígenes hasta el siglo II d.C. Estella. Editorial Verbo Divio, 1998.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo. Hagnos, 2006, 8ª ed.
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo. Vida Nova, 1995.
DRANE, John (Org.) Enciclopédia da Bíblia. Tradução Barbara Theoto Lambert. São Paulo. Edições Paulinas e Edições Loyola, 2009.
FOHRER, Georg. História da religião de Israel. Tradução de Josué Xavier; Revisão de João Bosco de Lavor Medeiros. São Paulo. Edições Paulinas, 1982.
FRANCISCO, Clyde T.  Introdução ao Primeiro Testamento. Rio de Janeiro. JUERP, 1969. 
GARDNER, Paul (Editor). Quem é quem na bíblia sagrada – a história de todos os personagens da bíblia. Tradução de Josué Ribeiro. São Paulo. Vida, 1999.
Halley, H. Manual Bíblico. São Paulo. Sociedade Religiosa Edições Nova Vida, 1983.
HOFF, Paul.  Os livros históricos. São Paulo. Vida, 1996.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo. Cultura Cristã, 2008.


[1] Apesar de grande número de estudiosos descartar a autoria de Samuel, entretanto eles concordam que o livro tenha sido composto no período inicial do reinado de Davi (após a sua coroação) e antes do reinado de Salomão, visto que o segundo não é mencionado na genealogia inserida no livro (cap. 4).
[2] Boaz e Rute foram os bisavós do Rei Davi, e os dois figuram entre os descendentes de Jesus Cristo em Mat.1.5... Boaz, é descendente de Raabe (cananita de Jericó); e Rute uma pagã das regiões de Moabe, una moabita, inimigos aguerridos dos judeus. Boaz figura também na lista de Luc.3.32.

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