sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PAULO: OBRAS ACADÊMICAS DE REFERÊNCIA

            As obras referidas abaixo é apenas um milímetro do iceberg literário de referência sobre o apóstolo Paulo. São obras em português e facilmente encontrada em livrarias online ou em suas respectivas editoras. Procurei coloca-las no formato mormente exigida pela ABNT, facilitando a inclusão delas nos trabalhos acadêmicos.

IPG

BECKER, Jurgen. Apóstolo Paulo - Vida, Obra e Teologia. Traduzido por Irineu J. Rabuske, São Paulo: Editora Academia Cristã Ltda., 2007. (704 p. – ISBN 978-85-98481-17-3).
Muitos estudiosos têm considerado esta obra como de suma importância para a compreensão daquele que foi o teólogo mais importante de todo o cristianismo primitivo. Juntamente com outras obras já publicadas em português, este livro oferece ao leitor mais informações sobre os grandes temas da teologia paulina. O autor consegue sintetizar o pensamento Paulino em três seções, captando grande parte daquilo que o Apóstolo escreveu para suas comunidades: Teologia da eleição; Teologia da cruz e Teologia da Justificação. Partindo de uma abordagem histórica ele interage com os “chamados” temas tradicionais sobre o Apóstolo, como, por exemplo, sua vida antes de sua conversão (Paulo Fariseu de Tarso, Paulo e o Helenismo e Paulo como perseguidor da comunidade de Damasco) e também sua vocação para ser o Apostolo das Nações.
BRUCE, F. F. Paulo, O Apóstolo da Graça - Sua Vida, Cartas e Teologia. São Paulo: Shedd Publicações, 2007. (464 p. - ISBN: 978-85-275-0096-8)
O autor traz neste livro uma exposição de todos os temas importantes no pensamento de Paulo, à medida que se desenvolvem no contexto histórico da sua vida e das suas viagens. Obra muito equilibrada e coerente, o retrato que Bruce pinta de Paulo é convincente sob qualquer perspectiva: histórica, teológica, psicológica, pessoal. Um livro completo e atraente.
CROSSAN, J. D.; REED, J. L. Em busca de Paulo: Como o Apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2008. (432 p. - ISBN 9788535619775).
Não se trata de mais uma obra sobre o apóstolo Paulo. Os autores têm plena consciência, como declaram no prefácio, da novidade de seu texto quanto à forma e ao conteúdo. Do ponto de vista da forma, por valorizarem sobremaneira os dados arqueológicos, do ambiente físico e da sociedade concreta em que Paulo viveu e desenvolveu sua ação evangelizadora. Do ponto de vista do conteúdo, porque sublinha o objetivo e o público-alvo imediatos da ação de Paulo. Seu objetivo teria sido o de opor à estrutura do Império Romano uma nova visão da sociedade e da história, herdada do judaísmo, baseada não mais no poder de uma elite de cidadãos, mas na justiça e na igualdade efetiva entre todos os humanos. Seu público imediato, os pagãos simpatizantes do judaísmo, cuja vida e a ação podiam transformar por dentro a sociedade imperial.
DUNN, J. D. G. A Teologia do Apóstolo Paulo. Traduzido por Edwino Royer. São Paulo: Paulus, 2003. (912 p. - ISBN 8534918724).
James D. G. Dunn, professor na Universidade de Durham, Reino Unido, é o primeiro a fazer um tratamento completo da teologia de Paulo, à luz da Nova Perspectiva, por meio da obra A teologia do apóstolo Paulo. A Nova Perspectiva, linha de estudos inaugurada por E. P. Sanders, defende que a questão central para Paulo não é graça cristã versus legalismo judaico, mas o status dos gentios na Igreja. O enfoque de Dunn não se restringe a um relato do passado. Seu método analisa a teologia de Paulo partindo dos próprios escritos paulinos. Ele se preocupa em desenvolver e enriquecer os temas dos textos, abordando os três níveis da teologia de Paulo: as convicções de sua herança judaica (Saulo, o fariseu); as transformações por que passou - sua conversão e a experiência inicial com o senhor Jesus Cristo (Paulo, o cristão); e, finalmente, as reflexões que se aplicam à atualidade, evidenciadas nas cartas paulinas (Paulo, o apóstolo). O ponto de partida do autor é a carta de Paulo aos Romanos. Os temas dessa carta são ampliados e compreendidos à luz das outras cartas. Dessa forma, Romanos tornou-se o pivô para o desenvolvimento dos temas fundamentais para a compreensão da teologia paulina. A teologia do Apóstolo Paulo é uma obra atual, que toca todos os temas fortes da teologia paulina. Quem a ler, certamente não ficará indiferente diante da riqueza teológica apresentada pelo apóstolo Paulo. Este livro está indicado, nesta mesma página, no original inglês.
ELLIOT, N. Libertando Paulo: A Justiça de Deus e a Política do Apóstolo. Traduzido por João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997, (355 p. - ISBN 8534909768).
Por séculos Paulo foi usado, especialmente por intérpretes conservadores, para legitimar estruturas humanas de dominação e opressão. É justamente contra esse tipo de leitura de Paulo e de seus escritos que se dirige o presente livro. O autor propõe uma análise da ação apostólica de Paulo de "evangelizar" e de guiar as comunidades cristãs (práxis apostólicas), de modo que ele seja libertado das amarras que o mantinham ligado a sistemas opressores e de morte.
FABRIS, Reinaldo. Para Ler Paulo. Traduzi por Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 1996. (159 p. – ISBN 85-15-01288-X).
Apesar de ser uma obra pequena o autor propõe e consegue possibilitar um encontro do leitor com Paulo e sua mensagem de modo a produzir respostas concretas para algumas experiências religiosas e espirituais do nosso tempo. Um conhecimento sério e documentado dessa personalidade do século I e a leitura direta de suas cartas são um sadio antídoto contra algumas interpretações reducionistas da mensagem e da espiritualidade cristãs. Pode-se contestar algumas concepções ou tomadas de posição de Paulo, sobretudo as que foram ditadas por seu temperamento ou derivadas do contexto cultural em que ele viveu e atuou. Mas o que fascina todo aquele que se aproxima sem preconceitos desse cristão da primeira geração é sua capacidade de entrar em sintonia com os grandes problemas do ser humano. Quem conseguir se situar no mesmo comprimento da onda que ele dar-se-á conta de que Paulo continua a nos falar com máxima propriedade por intermédio de suas cartas.
HORSLEY, R. A. et al. Paulo e o Império: Religião e Poder na Sociedade Imperial Romana. Traduzido por Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Paulus, 2004. (247 p. - ISBN 8534922322).
Já há quase dois mil anos se vê e se lê Paulo como alguém que não ousou discordar de todo o aparato ideológico, econômico e político do Império Romano. Esse tipo de leitura só serviu para justificar os imperialismos do passado e só servirá para conservar os do presente. Um grupo de estudiosos aceitou o desafio de ver e de ler Paulo no contexto do imperialismo romano e, o que é mais significativo, como alguém que ousou caminhar contra a corrente e com propostas alternativas. Este livro é fruto desse esforço e, sem dúvida, será um divisor de águas nos estudos do Novo Testamento em geral e de Paulo em particular.
JEROME MURPHY-O’ CONNOR, O. P. Paulo – Biografia Crítica. Traduzido por Bárbara Theoto Lambert. São Paulo: Edições Loyola, 2000. (404 p.)
O autor faz um relato completamente novo e muito mais expressivo da vida de Paulo do que as tentativas anteriores. Da infância em Tarso e dos anos como estudante em Jerusalém aos sucessos e fracassos de seu ministério, esta biografia não tem singular em termos de reconstruções pormenorizadas dos movimentos e motivos paulinos. Para ele as fontes primarias sobre a vida de Paulo devem ser suas epistolas e não como se pensava anteriormente, o livro de Atos.Progressos recentes no estudo das cartas, em especial a crítica retórica e epistolar, trouxeram à luz novas profundezas que facilitam sua análise com propósitos biográficos. A originalidade deste livro esta na combinação dessas diversas abordagens, reforçada pela atenção rigorosa aos aspectos sociais e culturais do ministério de Paulo revelado pela arqueologia e textos contemporâneos.
MEEKS, W. A. Os Primeiros Cristãos Urbanos: O Mundo Social do Apóstolo Paulo. Traduzido por I. L. F. Ferreira. São Paulo: Paulus, 1992. (327 p. - ISBN 8505011481).
Usando a abordagem do funcionalismo estrutural, Meeks estuda a origem, posse e status social dos indivíduos das comunidades paulinas, e também os programas, a organização e o comportamento dos grupos mencionados no conjunto dos textos paulinos, para chegar à conclusão de que o típico cristão paulino era o artesão livre e o pequeno comerciante, gente dotada de alta mobilidade social nas grandes cidades do Império Romano.
PESCE, M. As Duas Fases da Pregação de Paulo: Da Evangelização à Guia da Comunidade. Traduzido por Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 1996. (253 p. - ISBN 9788515013951).
A pregação de Paulo se desenvolve em duas fases: a primeira consiste no anúncio e se conclui com a fundação de uma comunidade. A segunda consiste na guia da comunidade já fundada. As cartas que possuímos são fruto da segunda fase, a da guia das Igrejas já constituídas, e são endereçadas a pessoas já evangelizadas. Embora o querigma nunca tenha sido escrito por Paulo, o autor busca, neste livro, elaborar elementos de um método para a reconstrução do evangelho paulino através de suas cartas.
ROBERTSON, A. T. Épocas na vida de Paulo. Traduzido por A. Bem Oliveira, 3ª ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1987. (293 p. - CDD 225.924).
O autor faz um exame fundamentado nas epístolas paulinas e no livro de Atos, analisando o desenvolvimento da carreira, a sistematização evolutiva da fé e as facetas dos combates travados pelo apostolo Paulo. Estudando o ambiente, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a relação para com Jesus e os escritos do apóstolo, o autor apresenta a importância e relevância evangélica do grande teólogo, mestre e difusor da fé cristã.
SANDERS, E. P. Paulo, a Lei e o Povo Judeu. Traduzido do inglês por José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 1990. (247 p.)
O autor pesquisa o caráter judaico de Paulo, enfocando sua relação global com a tradição e o pensamento judaicos. As idéias de Paulo sobre a Lei e sobre seu próprio povo são reexaminadas com nova consciência e grande perspicácia.

Artigos Relacionados
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: A Filosofia
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: Estrutura Familiar
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: A Moral
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: A Cultura
PAULO: Informações Biográficas
PAULO - Sua Conversão
PAULO - Uma Nova Perspectiva
NT – Epístolas Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário