quarta-feira, 26 de outubro de 2016

NT - CONTEXTO HISTÓRICO: Contribuição dos Judeus

Posição Central de Cristo e da Igreja na História do Mundo.
A religião cristã nasceu na Palestina, uma pequena faixa de terra no Mar Mediterrâneo oriental. Os judeus consideravam Palestina sua Terra Prometida, mas nem um outro pedacinho do mapa mundial foi alvo do desejo e cobiça de tantas potências estrangeiras quanto a Palestina judaica.
O Egito e a Assíria disputaram esse espaço geográfico durante séculos, então surgiu a Babilônia que conquista a Assíria e por tabela também a Palestina. Em seguida veio a Persa liderada por Ciro, que dentro de uma nova forma de conquistar e dominar permite que os judeus, e demais povos transladados, voltassem para a Palestina. Levanta-se o grande império Grego, sob Alexandre, o Grande cerca de 400 a.C., que mantém a política de domínio babilônico e finalmente, nos anos que antecedem e perduram os acontecimentos evangélicos de Jesus Cristo e neotestamentários do cristianismo primitivo, assume poder o extraordinário império Romano.
Mas nenhum destes movimentos no tabuleiro da História das civilizações foram aleatórios, pois todos e cada um deles estava em perfeita coordenação com o advento de Jesus e da Igreja Cristã. Quando começamos a deslumbrar nesses fatos históricos a forma maravilhosa com que Deus conduz cada evento, somos obrigados a concordar em grau, gênero e número com as palavras do apóstolo Paulo, quando afirma que na “plenitude dos tempos” Jesus Cristo veio e a Igreja nasce. Vejamos, ainda que muito sucintamente a participação de ao menos três povos que efetivamente contribuíram para tudo que aconteceu nos dias de Jesus e da Igreja Primitiva.

Contribuição da Nação Judaica
Diáspora Judaica: A diáspora judaica, principalmente após o chamado “cativeiro babilônico”, espalhou comunidades judaicas por todo o mundo conhecido daqueles dias; mesmo com a reconstrução da cidade e do Templo em Jerusalém, a grande maioria optou por permanecerem nos países onde se haviam estabelecido. Nessas comunidades eles preservaram seus textos religiosos e sua mensagem da expectativa messiânica.
Uma religião monoteísta: O Judaísmo, pós cativeiro babilônico, em nítido contraste com as nações idólatras da antiguidade, tornou-se um oásis em meio a um deserto, claramente definido e isolado; separados e delimitado por uma lei moral e cerimonial rígido eles se radicaram em uma fé monoteísta, de maneira que três séculos antes de Cristo, toda região do Mediterrâneo já tomava conhecimento de que havia somente um Deus verdadeiro. A religião judaica era de cunho espiritual e não filosófico como as religiões greco-romanas. Eles não se propunham a provar a existência de Deus, apenas lhe prestavam o culto conforme lhes havia revelado.
A esperança messiânica: Muitos séculos antes dos imperadores romanos se avocarem de “Senhor” e tentarem pelo poder bélico implantarem seus “reinos”, os israelitas, através de seus Profetas, já ensinavam que um Messias (Senhor/Rei) viria para governar sobre todos os povos e nações. Mas diferente dos imperadores romanos, o Messias governaria com Justiça e Misericórdia. Assim, enquanto os gregos e os romanos contemplavam a sua idade de ouro no passado, os judeus contemplavam o deles no futuro. Toda a sua história, as suas instituições e costumes religiosos, políticos e sociais apontavam para a vinda do Messias, e o estabelecimento futuro de seu reino glorioso na terra. Onde houvesse uma família judaica ou uma sinagoga, a esperança messiânica se fazia ressoar. Quando Jesus veio já encontrou a expectativa messiânica estabelecida. E esta esperança messiânica estava tão consolidada que muitos dos seus discípulos após a sua morte e ressurreição esperavam para seus dias a concretização do reino messiânico [Atos 1.6]. O próprio Apóstolo Paulo escreve sobre essa expectativa eminente da Volta gloriosa de Cristo e da manifestação do Reino.
Uma Religião Ética: Diferentemente das religiões em geral, o judaísmo ensinava que o pecado se manifestava de dentro para fora (coração/mente) e não de fora para dentro (corpo/matéria – dualismo: alma é boa, corpo é mau). O judeu era ensinado a manifesta sua fé através de suas ações e não o contrário. A Lei promulgada por meio de Moisés expressava de forma clara a vontade santa de Deus antes do advento de Cristo. Sua síntese no Decálogo é a substância de toda a verdadeira piedade e amor supremo a Deus e ao próximo. Este ideal de justiça, é suficiente para o ser humano ao conhecimento do seu pecado e da sua culpa, servindo como um aio para levar as pessoas a Cristo, afim de alcançarem sua justificação pela fé. O sistema de sacrifícios diários mantinha constantemente vivo a necessidade de reconciliação entre a pessoa pecadora e o Deus santo. Tanto o Tabernáculo no deserto, quanto o Templo e toda lei cerimonial se constituíram em um maravilhoso sistema de tipos e sombras, perpetuamente apontando para às realidades da Nova Aliança, que culminou com o sacrifício expiatório todo-suficiente de Cristo na cruz. No que se refere a lei, a economia judaica era uma religião de arrependimento.
A Septuaginta e/ou Antigo Testamento: A maior herança Cristianismo derivados do judaísmo foram os escritos do Antigo Testamento. Cada um dos trinta e nove livros foram altamente valorizados e preservados pelos judeus. Um dos maiores historiadores judeus, Josefo, faz uma declaração contundente sobre a relevância deste conjunto de livros sagrados:
Como firmemente temos dado crédito aos livros de nossa própria nação é evidente pelo que fazemos; pois durante tantos séculos como já se passaram, ninguém foi tão ousado como quer acrescentar alguma coisa a eles ou tirar nada deles, ou para fazer qualquer alteração neles; mas torna-se natural a todos os judeus, imediatamente e de seu próprio nascimento, para estimar esses livros para conter as doutrinas divinas, e para persistir neles, e, se a ocasião ser, de bom grado para morrer por eles. (Josephus 1987, p. 398).
A tradução dos textos hebraicos para a língua grega cuja versão recebeu o nome de “Septuaginta” foi fundamental para a preservação e internacionalização da mensagem veterotestamentária. Fora da Palestina, onde se utilizava a versão aramaica, os judeus utilizavam a versão grega. Talvez seja essa a razão pela qual os estrangeiros, que compreendiam o idioma grego, foram grandemente atraídos para a religião judaica. Os missionários cristãos utilizaram-se desta versão para comunicar a sua mensagem evangélica, de maneira que as primeiras comunidades cristãs tinham na Septuaginta sua única bíblia.
A Sinagoga: foi uma instituição, se não filha da diáspora, mas certamente popularizada pelas comunidades, primeira em cativeiro, e posteriormente pelas que estavam espalhadas pelo mundo. Na Sinagoga as Escrituras judaicas eram lidas e estudas, de maneira que foram copiadas e preservadas. Mesmo na Palestina e em Jerusalém as Sinagogas continuaram sendo amplamente utilizadas como local especifico para suas reuniões religiosas e sociais. Durante seu ministério Jesus utilizou bastante as Sinagogas para proclamar sua mensagem evangélica e está também foi a estratégia do apóstolo Paulo quando realizou suas viagens missionárias por todo Império Romano, sendo que, em algumas ele foi duramente perseguido (ex. Tessalônica), mas em outras ele foi bem acolhido (ex. Beréia). Nessas Sinagogas havia sempre um número expressivo de não judeus, que desanimados com suas religiões, encontravam na mensagem hebraica uma esperança para suas vidas. As primeiras comunidades cristãs foram formadas em sua grande maioria por estes prosélitos ou amigos da Sinagoga. Segundo o historiador Earle E. Cairns ela foi a casa de pregação do cristianismo nascente.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
CONTEXTO HISTÓRICO DO NOVO TESTAMENTO: Judá e o Domínio Persa
CONTEXTO HISTÓRICO DO NOVO TESTAMENTO: Fontes Literárias
SINAGOGA JUDAICA – Verbete
SEPTUAGINTA OU VERSÃO DOS SETENTA (LXX)
ALEXANDRE MAGNO E O HELENISMO
CONTEXTO POLITICO-SOCIAL DA JUDEIA - IMPERADOR TIBÉRIO
CONTEXTO SOCIAL E POLITICO DA PALESTINA
PÔNCIO PILATOS
ZELOTES: Movimento Radical Judaico
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: A Cultura

Referências Bibliográficas
ANDRADE, Claudionor de. Geografia Bíblica: a geografia da Terra Santa é uma das maneiras mais emocionantes de se entender a história sagrada. 13ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
BRIGTH, Jonh. História de Israel. 7ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006, 8ª ed. [v. 6 – S-Z]
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1995.
DRANE, John (Org.) Enciclopédia da Bíblia. Tradução Barbara Theoto Lambert. São Paulo: Edições Paulinas e Edições Loyola, 2009.
HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001.
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no Tempo de Jesus: pesquisa de história econômico-social no período neotestamentário. 4 ed. São Paulo: Paulus, 1983.
OTZEN, Benedikt. O Judaísmo na Antiguidade: a História política e as correntes religiosas de Alexandre Magno até o Imperador Adriano. São Paulo: Paulinas, 2003.
POPE, Arthur. The History of the Persian Civilization. s/ano.
REICKE, Bo. História do Tempo do Novo Testamento. São Paulo: Ed. Paulus, 1996.
SAULNIER, Christiane & ROLLAND, Bernard. A Palestina nos tempos de Jesus. 7ª ed. São Paulo: Paulinas, 1983.
SCARDELAI, Donizete. Da religião bíblica ao judaísmo rabínico: origens da religião de Israel e seus desdobramentos na história do povo judeu. São Paulo: Paulus, 2008.
STEGEMANN, Ekkehard W. e STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo. São Leopoldo, RS: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008. v. 5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário